sexta-feira, 3 de julho de 2015

Ladrão cai no choro ao descobrir que juíza do seu caso foi sua colega de escola

Era como se fosse uma reunião de ex-amigos do colégio, só mesmo o lugar que não era dos mais comuns — um tribunal. Mindy Glazer, juíza da Flórida, estava presidindo um caso de um homem preso por roubo na última quinta-feira (2), quando, de repente, se deu conta de que já havia visto o réu antes, anos atrás, na escola.
Ambos, Mindy e o suspeito, Arthur Booth, eram alunos da Nautilus Middle School na mesma época. Ao ser perguntado se de fato tinha frequentado a mesma instituição, o homem instantaneamente reconheceu a juíza e sorriu.

No entanto, ao relembrar as circunstâncias constrangedoras na qual se encontravam, ele exclamou repetidamente “meu Deus, meu Deus”.
O réu, então, caiu no choro, enquanto a juíza dizia que fazia tempos que se perguntava o que teria sido feito do colega de escola.
— Sinto muito por vê-lo aqui. Ele era a melhor criança da escola. Nós jogávamos futebol juntos. Olha só o que aconteceu.
A prima de Booth, Melissa Miller, contou que ele costumava ser um atleta da escola, mas acabou se entregando às drogas ao longo da vida e caindo no mundo do crime.
Morador de um país onde o ensino é de qualidade, e onde duas pessoas com as mesmas oportunidades podem seguir caminhos tão diversos, Booth se deu conta de que não escolheu a melhor opção de vida, e se desfez em lágrimas durante a sessão.
Melissa acrescentou, ainda, que a cena no tribunal “partiu seu coração”, e que a família do réu está tentando encontrar ajuda para ele.
Mindy desejou sorte a Booth, e disse que espera que ele dê a volta por cima.
A fiança de Booth foi fixada em R$ 105 mil, e, até o momento, ele ainda permanece atrás das grades.

Dilma promete Olimpíada segura como a Copa e usa tom descontraído em evento

A presidente Dilma Rousseff fez um discurso bastante descontraído durante o lançamento da tocha olímpica da Olimpíada do Rio-2016 nesta sexta-feira, em Brasília. A líder brincou algumas vezes com os outros políticos presentes, Eduardo Paes (prefeito do Rio de Janeiro) e Luiz Fernando Pezão (governador do RJ), sorriu bastante ao falar da tocha e só usou tom mais sério ao prometer segurança total nos Jogos.
Dilma afirmou que, durante sua visita aos Estados Unidos, na semana passada, foi bastante questionada sobre o assunto. Usou, então, o sucesso da Copa do Mundo de 2014 para garantir tranquilidade aos habitantes e turistas.

"Fui muito perguntada sobre a segurança nas Olimpíadas na coletiva na Casa Branca. Eu disse, com a certeza da experiência da Copa do Mundo, que tivemos capacidade de nos organizar com Forças Armadas, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Estado, com a PM e a Civil", explicou Dilma, que cometeu um ato falho, em seguida, ao trocar os dois eventos esportivos.
"Temos certeza que faremos uma Copa segura, uma Copa tranquila", disse, para logo ser interrompida por Paes, fora do microfone, que a corrigiu. "Desculpa, falei em Copa? É porque fiquei com a Copa do Mundo na cabeça. Mas fizemos uma Copa segura também. E se fizemos a segurança em 12 cidades durante a Copa, temos toda condição de fazer em uma cidade. Todos aqueles que quiserem participar desta Copa, perdão, Olimpíada, que venham e participem, que serão muito bem recebidos", finalizou a presidente, mais uma vez se confundindo.

Durante seu discurso, Dilma aproveitou para fazer uma provocação ao governador do Estado do Rio. "Eu e o Eduardo Paes fazermos grande esforço para que o governador Pezão compre uma bicicleta e comece a pedalar. O Nuzman [presidente do COB] até forneceu a ele o uniforme completo do time olímpico do Brasil. Mas cada vez menos ele tem razão para não integrar os 47% da população brasileira que é sedentária, conforme pesquisa do ministério do Esporte citada pelo ministro George Hilton", brincou a presidente.

Dilma tornou público, recentemente, o hábito de andar de bicicleta. Em seus dias de folga, ela é frequentemente flagrada pedalando nas proximidades do Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente. Ela disse já ter perdido 15 quilos com os novos hábitos. 

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Mais de 35 milhões já receberam vacina contra a gripe, diz ministério

A campanha de vacinação contra a gripe imunizou, até a manhã desta sexta-feira (5), 73% do público-alvo, segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde.
Em nota, o ministério informou que a campanha, que termina às 18h desta sexta, não será novamente prorrogada – inicialmente, a vacinação se encerraria em 22 de maio. Mas a pasta recomendou aos estados e municípios que não atingiram a meta a continuar oferecendo a vacina.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Verduras e exercícios alteram DNA

Novos estudos revelam que a boa alimentação e os hábitos saudáveis são ainda mais importantes do que se imaginava – porque têm o poder de ligar ou desligar os 
genes humanos.Você imaginou seu DNA alterado por causa das verduras e da pratica de exercícios físicos? Pois é, isso pode acontecer. Uma boa alimentação acompanhada de hábitos saudáveis são capazes de alterar os genes.
A comprovação disso veio através de um estudo feito por cientistas da Universidade de McGill, no Canadá, após analisarem 27 mil pessoas com o gene 9p21, ou seja, gene que aumenta o risco de doenças cardíacas.
Voluntários que consumiram uma dieta rica em vegetais, o gene 9p21 parou de funcionar. Isso se deu por conta do microRNA, molécula existente no material genético das plantas, que mexe com o DNA humano podendo ligar ou desligar nossos genes. O bioquímico Chen-Yu Zhang, da Universidade de Nanjing, na China, afirmou em estudo que “além de ingerirmos os nutrientes das plantas, estamos também ingerindo informações que regulam nosso material genético”.Por sua vez, a atividade física mexe com o DNA dos músculos. Quando o corpo humano é exercitado entram em ação as enzimas que modificam o bom funcionamento dos genes dos músculos. “O tecido é reprogramado para que a gordura e o açúcar queimem de forma mais eficaz”, foi o que afirmou Juleen Zierath, cientista do Instituto Karolinska, na Suécia.
Vale afirmar que as alterações não são para sempre. Os seus genes podem voltar ao estado anterior caso você pare de comer verduras e de praticar exercícios. O segredo de uma vida saudável não está somente no seu código genético, depende também de bons hábitos.

15 curiosidades sobre gatos que você provavelmente não sabia

Eu sou apaixonado por animais, gosto de todos, mas os gatos e os cães tem sempre aquele lugar especial no coração.

Os gatos em especial tem muitas coisas bem curiosas que varias pessoas não sabe.

Leia agora 15 curiosidades sobre gatos que o farão apaixonar-se ainda mais por estes pequenos felinos com patas de veludo.


1 – Os gatos não se julgam humanos, isso acontece com os cães. Os gatos pensam que os humanos são felinos.

2 – Infelizmente não é possível ensinar um gato a atravessar a rua.

3 – Se um gato vir algo a voar vai querer, de certeza, apanhar. É aconselhável ter redes nas janelas de casa.

4 – Os gatos formam laços de amizade e amor entre si, com os humanos formam laços fortes de amizade.

5 – Os gatos têm sangue do tipo A e B como os humanos.

6 – O gato possuí na ponta do nariz uma impressão digital semelhante às dos humanos nos dedos. Esta impressão digital é única em cada gato.

7 – Os gatos são animais bastante inteligentes. Como caçadores solitários que são, calculam, resolvem problemas e inventam formas de caçar para sobreviver.

8 – Os gatos aprendem mais do que agem por instinto. Vão aprendendo por observação ou ensinados pela mãe a caçar e a usar a caixa de areia.

9 – O xixi do gato brilha no escuro se lhe apontar uma luz ultravioleta.

10 – A “erva de gato” ou catnip contém um óleo que deixa os pequenos felinos em transe. É possivel ver um gato a morder e a lamber as folhas enquanto dá pulos no ar e se rebola no chão.

11 – Os pequenos felinos têm um orgão olfativo no céu da boca. Os gatos podem saborear os aromas com este orgão, por isso muitas vezes farejam e ficam algum tempo de boca aberta.

12 – Os gatos são dos poucos animais que mostram o que sentem com as suas expressões faciais.

13 – Os gatos transpiram pelas almofadinhas das solas das patas.

14 – Os gatos têm excelente memória.

15 – Os gatos utilizam o seu relógio biológico, a luz do Sol e o campo magnético da Terra para se orientarem. É fácil para um gato achar o caminho de volta a uma distância enorme graças a essas aptidões. Infelizmente não conseguem encontrar pessoas quando estão longe, eles não utilizam o faro.


segunda-feira, 11 de maio de 2015

Juro do cartão de crédito se aproxima de 300% ao ano, diz Anefac

A taxa de juros do cartão de crédito subiu de 12,02% ao mês ou 290,43% ao ano em março para 12,14% ao mês ou 295,48% ao ano no mês seguinte, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de FinançasA taxa de abril é a maior desde março de 1999, quando chegou a 13,45% ao mês ou 354,63% ao ano.
Hoje, a taxa básica de juros (Selic) está em 13,25% ao ano.

No caso dos juros do comércio, também houve alta, passando de 5,14% ao mês (82,48% ao ano) em março para 5,16% ao mês (82,90% ao ano) em abril. A taxa é a maior desde dezembro de 2011 (5,36% ao mês ou 87,12% ao ano)., Administração e Contabilidade (Anefac).Os juros do cheque especial subiram ainda mais, passando de 9,64% ao mês (201,74% ao ano) em março para 9,74% ao mês (205,06% ao ano) no mês seguinte e atingindo  a maior desde junho/2003 (9,79% ao mês ou 206,73% ao ano).
Para o coordenador da pesquisa e diretor-executivo da associação, estas elevações podem ser atribuídas a fatores como: "cenário econômico que aumenta o risco do crescimento nos índices de inadimplência; elevação da taxa básica de juros e a expectativa de novos aumentos frente a um cenário de elevação nos índices de inflação".

sexta-feira, 8 de maio de 2015

10 Exercícios em Casa para Emagrecer e Tonificar os Músculos

Não é verdade que você precisa frequentar uma academia de ginástica para entrar em forma. É possível fazer uma rotina de exercícios em casa para emagrecer e tonificar os músculos muito simples. O ideal é que você pratique alguns exercícios em casa para tonificar os músculos, e outros exercícios aeróbicos para condicionar o seu corpo a queimar gordura como fonte de energia. A combinação de exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos (fortalecimento muscular) é o ideal para emagrecer. E tudo isso, é claro, aliado a uma alimentação saudável.
Se você quer perder peso rápido, veja a seleção de exercícios em casa para emagrecer que separamos e escolha os que mais gostar. Mas lembre-se que você não deve fazer atividades físicas de maneira exagerada achando que irá dessa forma atingir seus objetivos mais rapidamente.
Para máximos resultados para emagrecer você pode fazer os exercícios em casa 6 vezes por semana, deixando um dia para descanso. Nesta rotina você pode fazer exercícios aeróbicos nos 6 dias e os anaeróbicos 3 vezes na semana. Se você não tem tempo ou não está com esse pique todo, pode fazer os exercícios em casa 3 vezes por semana apenas, fazendo os exercícios musculares antes de realizar os exercícios aeróbicos. Dessa forma, em 1 hora por dia, 3 vezes por semana, em sua própria casa, você já estará dando um grande passo no caminho para emagrecer de forma permanente.

– EXERCÍCIOS ANAERÓBICOS (Tonificar os Músculos)

1. Avançar as Pernas:

Pessoas que já realizaram o exercício denominado “agachamento” devem conseguir realizar esta atividade física sem maiores problemas, cujo objetivo consiste em melhorar a musculatura do quadríceps, ou seja, fazer com que as pernas e os glúteos fiquem durinhos. Veja como é fácil!
  1. Deixe uma das pernas dobradas na posição de 90 graus. A outra pode fica estendida para trás;
  2. A perna que ficou estendida precisa ser abaixada até o momento de tocar o joelho no chão. Faça o exercício com leveza para não se machucar.
  3. Na sequência se faz necessário forçar a musculatura da perna que se encontra na posição dobrada. Force para voltar à posição de início.
  4. Repita o exercício, alternado as pernas.
  5. Após algumas semanas praticando o exercício você vai ver como será fácil a execução. Caso a facilidade seja muito grande, então o indicado é fazer esta atividade com uso de pesos extras presos nas pernas ou segurando-os com as mãos mesmo.

2. Exercícios para Panturrilha

Conhecido por causa da facilidade de ser feito em casa. Use cinco minutos no dia e perceba uma grande diferença na musculatura da panturrilha. O exercício pode ser feito dentro ou fora da sua residência, desde que exista uma escada.
  1. Suba no degrau e fique de pé com uso apenas da ponta dos pés. Atenção! Não use os calcanhares como apoio.
  2. Agora sim, procure descer os calcanhares até ficar com limite de espaço mínimo entre os calcanhares e o chão.
  3. Na sequência, suba até o máximo que conseguir, ficando na ponta do pé.
  4. Faça sequências de sobe-e-desce com cada perna

3. Flexão de Braços

Outro tipo de exercício em casa para emagrecer e tonificar os músculos é a flexão de braços. Esse é um exercícios que trabalha os tríceps (parte de trás dos braços) e a musculatura do peitoral. Representa também uma maneira antiga de usar o peso do corpo para se exercitar. Quem tem problemas ao levantar e subir pode usar os joelhos para apoiar e diminuir a sobrecarga durante o exercício.
  1. Comece ao deitar com o corpo reto e a barriga à frente. Mantenha os pés paralelos à parte em que se encontra o quadril. Coloque as mãos na altura dos ombros e inicie o exercício.
  2. Abaixe até quase encostar o corpo no chão.
  3. Volte à posição de início.
  4. Depois de algum tempo você vai ver como será fácil fazer o exercício. Para modificar a carga procure praticar com as mãos mais próximas, ou um pé em cima do outro.

4. Tríceps no sofá (ou cadeira)

Com uso de um sofá, banco ou até uma cadeira é possível fazer tríceps sem maiores problemas. Assim como na flexão de braços, o ato de alterar a distância entre os braços diversifica a sobrecarga. Para aumentar a carga acrescente pesos sobre o colo. Este exercício ajuda a tonificar os músculos da parte de trás dos braços e parte do seu peitoral.
  1. Com cuidado procure apoiar as palmas das mãos no banco ou sofá. Faça o movimento com seu corpo esticado à frente, ou seja, de costas ao local no qual devem ficar os dedos;
  2. Levante os cotovelos e abaixe o corpo até quase encostar as nádegas no chão;
  3. Faça força com os braço e levante o corpo até à posição inicial.

5. Abdominais

Sem dúvidas é o mais popular entre os exercícios em casa para emagrecer. Exercícios abdominais não queimar gorduras mas ajudam a tonificar os músculos da região abdominal. Para ter a barriguinha em forma, você poder fazer esta atividade física de maneira diária, seja em poucas ou grandes quantidades, embora o excesso apenas se encontre recomendado às pessoas com experiência em abdominais. Procure realizar os três tipos indicados:
   Abdominal com o lado do corpo:
  1. Deite com o corpo de lado;
  2. Use leves movimentos de cima para baixo com a parte superior do corpo, usando o abdômen;
  3. Alterne os exercícios no lado esquerdo e direito do abdômen.
   Abdominal clássico com as costas para baixo:
  1. Deite com as costas viradas para baixo;
  2. Levante o corpo e force o abdômen para subir. A sua região lombar NÃO precisa sair do chão;
  3. Desça o tronco mas não deixe o abdômen relaxar.
   Abdominal reversa com as pernas para o alto:
  1. Deite o corpo com as costas para baixo;
  2. Levante as pernas e faça um movimento de pedalar tentando encostar os joelhos no seu peito, de forma alternada;
  3. Você pode deixar as mãos ao lado do corpo ou atrás da cabeça. Mas não puxe o pescoço.em movimentos alternados.

– EXERCÍCIOS AERÓBICOS (queimar calorias)

6. Caminhada na esteira

Caminhar ajuda não apenas a queimar calorias como também representa um dos melhores exercícios para o coração. Procure manter um bom ritmo de modo que sua pulsação fique mais elevada do que apenas um passeio no parque. Apenas tome cuidado com a segurança. Use sempre o calçado indicado e para deixar um pouco mais desafiador você pode experimentar usar a inclinação da esteira.

7. Corrida na esteira

Benéfico para diferentes partes do corpo. Sempre indicado não ultrapassar os limites do organismo. Requer cuidados semelhantes à caminhada, ou seja, calçado para corrida. Esse é considerado o exercícios em cada para emagrecer mais eficiente. Mas tome cuidado para não se distrair e cair da esteira.

8. Polichinelo

Quem é que nunca brincou de polichinelo quando criança? Por que não se divertir com brincadeiras infantis e emagrecer ao mesmo tempo? Sim, este é um exercício que pode ajudar bastante a queimar calorias e fazer você emagrecer rápido.
  1. Realize o exercício em local espaçoso;
  2. De pé, feche as duas pernas;
  3. Pule e abra as pernas. Quando pular procure bater uma mão com a outra quando ambas estiverem acima da cabeça;
  4. Agora faça o contrário, ou seja, feche as pernas e encoste as mãos nas pernas;
  5. Repita os procedimentos “B”, “C” e “D”.

9. Pular Corda

Outra atividade que lembra brincadeiras de criança. Esse é uma atividade que pode ser mais difícil do que parece. A maioria das pessoas consegue ficar um minuto pulando corda. Mas que tal ficar pelo menos 15 minutos fazendo isso. A dica aqui é você não descansar por mais de 15 segundos depois que cometer um erro e ter a corda batendo nas pernas. Isso vai ajudar a manter o ritmo, com a pulsação acelerada. Além queimar calorias, esse é um dos melhores exercícios em casa para tonificar os músculos das pernas e ganhar agilidade.

10. Bicicleta Ergométrica

Que tal queimar calorias em um exercício em casa sem impacto. Você pode pedalar mesmo se estiver muito acima do peso. É legal colocar uma carga que traga uma certa dificuldade para o exercício para ter mais resultados. Não adianta muito ficar na bicicleta ergométrica com uma carga muito fácil. Isso não irá produzir um efeito aeróbico para te ajudar a emagrecer.

Dicas Extras!

  1. Manter repouso no máximo 2 minutos entre as séries de fortalecimento muscular;
  2. Procure repetir cada exercício de 8 a 15 vezes, sempre respeitando o seu limite;
  3. Pratique exercícios físicos regulamente. A prática apenas no finais-de-semana pode ser prejudicial à saúde.
  4. Para um emagrecimento permanente aliado a saúde, especialistas concordam que o não adianta fazer dietas para emagrecer de forma constante se falta a prática de exercícios.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Henry ganha camisa de Neymar de presente e brinca: "Não faça mais isso"

Neymar e Henry Seleção Brasileira (Foto:  Rafael Ribeiro / CBF)Ao lado de Patrick Vieira, ex-atacante francês faz visita o vestiário brasileiro e faz elogios pela marca de 43 gols que o camisa 10 tem pela Seleção aos 23 anosA vitória do Brasil sobre a França por 3 a 1 na quinta-feira, no Stade de France, parece não ter deixado todos os anfitriões chateados. Depois do jogo, o ídolo Henry deu uma de fã, foi ao vestiário da Seleção e ganhou a camisa 10 de Neymar de presente. Campeão mundial em 1998 como reserva na final e autor do gol que eliminou os então defensores do título na Copa de 2006, o ex-atacante conversou longamente com o craque do Barcelona, de acordo com o site da CBF.

- Vê se não faz mais isso. É falta de respeito vir aqui e ganhar da França em casa - disse Henry ao se despedir de Neymar.O brasileiro revelou o teor da conversa, dizendo ter muita admiração pelo francês.
- Ele elogiou, dizendo que marcar 43 gols pela seleção brasileira aos 23 anos é uma grande marca, muito difícil de conseguir. Foi muito legal conversar com ele, um jogador que admirei quando criança e que tem muito que passar de bom - disse Neymar ao site da CBF.
Neymar Jr,Patrick Vieira e Thierry Henry (Foto: Rafael Ribeiro CBF)Neymar cumprimenta Patrick Vieira ao lado de Thierry Henry, no encontro do trio no vestiário (Foto: Rafael Ribeiro CBF)
Além de Henry, outro ex-jogador francês esteve no vestiário da Seleção depois da partida. Foi Patrick Vieira, homenageado antes da derrota da França por ter defendido seu país em mais de 100 partidas. Levou os filhos Melvin e Jordan para tirar fotos com Neymar.
Neymar  (Foto: Rafael Ribeiro CBF)

Lolla vai ter bebidas mais caras, com cerveja a R$ 10 e refrigerante a R$ 7,50

Com cerveja em mãos, garota se direciona ao palco Butantã para acompanhar o show da banda paulistana Holger no Lollapalooza 2013 (Foto: Raul Zito/G1) copo d'água custa R$ 5; valores subiram de 11% a 66% em relação a 2014.
Festival em SP terá 'moeda oficial', o Lolla Mango; saiba como funciona.Os preços de bebidas da quarta edição brasileira do Lollapalooza subiram até 66,6% em relação ao ano passado. A cerveja vai custar R$ 10 (11% mais caro em relação aos R$ 9 de 2014). O refrigerante sai por R$ 7,50 (50% mais que os R$ 5 há um ano). O copo de água teve a maior alta: 66,6%, de R$ 3 em 2014 para R$ 5 em 2015.

Os três preços subiram acima da inflação no Brasil. A inflação nos últimos doze meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 7,7%.
O Lollapalooza vai contar uma moeda própria, o Lolla Mango. Só com ela o público poderá comprar lanches e bebidas no Chef Stage, em quiosques e em foodtrucks. O Lolla Mango vale R$ 2,50. A cerveja custa 4 mangos, ou R$ 10 (chopp de 400 ml ou Skol Senses de 269 ml), o refri 3 mangos, ou R$ 7,50 (lata) e a água 2 mangos, ou R$ 5 (copo 300 ml). Veja a lista completa de preços de bebidas e alimentos no festival.
O Festival acontece nos dias 28 e 29 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Segundo a organização, o objetivo de se criar uma moeda é "evitar filas, otimizar o tempo e proporcionar mais conforto" (saiba mais).
PUBLICIDADE

Veja a repercussão da escolha de Renato Janine Ribeiro para o MEC

Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, durante debate em março de 2010  (Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo)Governo anunciou Renato Janine Ribeiro para a pasta nesta sexta-feira.
Desafio é implantar o PNE em meio à crise, dizem especialistas.A presidente Dilma Rousseff anunciou o nome do professor e filósofo Renato Janine Ribeiro para assumir o Ministério da Educação, no fim da tarde desta sexta-feira (27). Segundo o governo federal, a posse será no dia 6 de abril.

Segundo pesquisadores, gestores e especialistas da área, um nome como Janine Ribeiro é bem recebido por causa de sua experiência tanto em sala de aula e em cargos de fomento de pesquisa e avaliação educacional, quanto por seu trabalho de pesquisa acadêmica nas áreas de filosofia política, ética e democracia.
Veja abaixo algumas opiniões de políticos e educadores sobre a escolha de Renato Janine Ribeiro para o MEC:
Luiz Cláudio Costa, ministro interino da Educação e secretário-executivo do MEC:
"Eu já me reuni com o professor, ele é um grande nome da área. Eu diria que é um nome que tem muita relevância para a educação do país, profundidade, entende muito da área, tem muita capacidade e foi uma escolha acertada da presidenta Dilma. Ela o escolheu para compor o governo e acho que foi uma excelente escolha para o Brasil."
Senador Cristovam Buarque (PDT-DF), ministro da Educação no governo Lula:
"É uma indicação positiva por ser um nome técnico e respeitado. Ele é um grande filósofo. Eu diria que é um dos meus filósofos preferidos no Brasil de hoje. A presidente Dilma demonstrou um cuidado de não usar o ministério nas negociações partidárias, isso é muito bom. Ao contrário do que fez na escolha de Cid Gomes, que foi uma indicação para acomodar partidos. Não sei se ele vai se preocupar com educação de base ou se vai continuar como os ministros do governo Lula e Dilma que se preocupam mais com o ensino superior. Investir no ensino superior dá voto. Mas é uma ilusão achar que o ensino superior pode ser de qualidade com educação de base catastrófica como está no Brasil."Deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), presidente da Comissão de Educação da Câmara:
"Acho uma boa escolha. É alguém que reflete sua opinião em artigos frequentes na imprensa. É um intelectual conhecido e reconhecido. Sobressai o ministério dela. Acho que dá credibilidade para a pasta. Ele precisará ter recursos, ou seja, investimento e autonomia. Não tem jeito de não fazer o ajuste fiscal, mas as áreas da educação e saúde deveriam ser poupadas, ainda mais se o slogan do segundo mandato é Brasil Pátria Educadora."
Alejandra Meraz Velasco​, coordenadora geral do movimento Todos Pela Educação​:​
"Já é uma boa notícia que a nomeação tenha sido rápida. E o Renato é interessante porque ele tem interlocução de longa data com muitos dos setores necessários para a articulação política, que costuma ser prejudicada por descontinuidades (como a substituição de ministros). Como ministro, ele enfrentará, mais do que a questão orçamentária, a definição da Base Nacional Comum e do Currículo de Formação de Professores, que estão atrelados ao Plano Nacional de Educação."
Vahan Agopyan, vice-reitor da Universidade de São Paulo (USP):
"A USP se sente honrada pela indicação do professor Renato Janine Ribeiro como novo ministro da Educação. Estamos certos que ele contribuirá, com sua formação e experiência ilibadas, para a melhoria da educação em nosso país
Daniel Cara, coordenador geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação:
"Em primeiro lugar, é uma surpresa e uma boa surpresa. Renato Janine Ribeiro é um excelente intelectual, que teve boa experiência de gestão na presidência da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] e que tem a primazia dos Direitos Humanos como princípio. Ou seja, minhas expectativas são as melhores. Ele terá de tirar o PNE [Plano Nacional de Educação] do papel. Isso significa que, com diálogo, será preciso revisitar o PNE, para construir caminhos para cumprir as metas e estratégias. O que não pode ocorrer é se ignorar o plano. Esse é o desafio do novo ministro"
Cleuza Repulho, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime):
 "Estou contente, acho que a preocupação realmente com a educação se mostra, porque coloca um professor e alguém que tem um histórico importante na educação. "Por toda a análise política que ele faz desse contexto, do pacto federativo, acho que ele é uma pessoa que conhece o país e toda essa lógica democrática. Espero com ele encontrar um Ministério da Educação aberto ao diálogo com os estados e municípios para que a gente possa de fato colocar em prática o PNE e chegar à pátria educadora."
Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial:
"O professor Renato Janine é um acadêmico bastante respeitado, aberto ao diálogo e com experiência em Educação. Foi diretor da Capes e nessa condição participou do processo da gestão da política de ensino superior. Terá desafios importantes para assegurar Educação de qualidade no país como a elaboração da Base Curricular Nacional, a reformulação do ensino m, a revisão das propostas curriculares das faculdades de educação, o fomento da excelência nos cursos superiores. A expansão da educação Infantil e, em especial, da universalização da pré-escola até 2016 vão colocar um sentido de urgência nas suas ações. 2015 é também ano de Prova Brasil, quando todos os alunos de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e os de 3º ano do ensino médio são avaliados, o que, junto com o Enem, introduzem um desafio logístico importante. Tem todas as condições para enfrentar esses desafios."

Simon Schwartzman, pesquisador e ex-presidente do IBGE:
"Eu acho uma boa decisão. O Renato tem experiência, trabalhou na Capes bastante tempo, tem uma visão bastante ampla. Espero que faça um bom trabalho. O governo acabou colocando uma pessoa mais técnica e não uma pessoa política, isso é bom. Com o Renato você pode concordar mais ou menos, mas não pode dizer que não é da área, que não conhece. O MEC tem problemas por todo lado. Problemas não faltam, não há nenhum problema novo. Mas acho que alguém que pode entender os problemas e tentar buscar a solução, e buscar as competências que tem no país para ajudar, eu acho que isso ele pode fazer. O medo seria que fosse uma indicação política, para atender o partido A ou B, e isso não foi feito, então acho que foi uma solução boa."
Senador Romário (PSB-RJ), presidente da comissão de educação do Senado:
"A indicação do professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o Ministério da Educação foi acertada, devido ao seu perfil técnico, por ser de fato um educador. Suas credenciais suscitam respeitado no meio acadêmico e suas experiências práticas trarão um diagnóstico crítico das nossas mazelas educacionais. Espero que ele tenha autonomia para dar um novo rumo à educação do nosso país."

Comandante de avião tentou reabrir cabine com machado, diz jornal

Airbus A320 caiu nos Alpes franceses e matou 150 pessoas.
A polícia alemã realizou buscas na casa do copiloto Andreas Lubitz.


Policial deixa casa do copiloto Andreas Lubitz em Montabaur, na Alemanha, carregando objetos pessoais dele (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
O piloto do Airbus A320 que ficou trancado do lado de fora da cabine no momento da queda do avião da Germanwings nos Alpes franceses, tentou abrir a porta com um machado, afirma o jornal alemão "Bild" nesta sexta-feira (27), que cita fontes das forças de segurança.
Depois que o copiloto Andreas Lubitz acionou o mecanismo de descida do avião por razões desconhecidas, o comandante do voo, que havia deixado a cabine para ir ao banheiro e que não teve acesso ao local na volta, utilizou um machado para forçar a porta blindada, segundo as fontes, e tentar impedir a tragédia que matou 150 pessoas.
Um porta-voz da Germanwings, uma companhia da Lufthansa, confirmou ao "Bild" que os aviões A320 contam com um machado, que é "parte do equipamento de segurança".
Nesta quinta (26), Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, explicou que acesso à cabine de comando pode ser impedido por quem está dentro. “Se o piloto saiu e o que ficou dentro está inconsciente, há um código que pode ser utilizado. Há um barulho dentro da cabine, e se ninguém abrir, a porta se abre eletronicamente. Mas a pessoa que está do lado de dentro pode impedir que a porta se abra.”
Segundo a Promotoria francesa, durante os primeiros 20 minutos de voo, houve uma troca de cortesias e até mesmo brincadeiras entre o piloto e Andreas Lubitz. Já quando o piloto começa a preparar o procedimento para a aterrissagem em Düsseldorf (Alemanha), o copiloto se mostrou mais "lacônico".
Com a saída do comandante da cabine, Andreas Lubitz assumiu o controle da aeronave e acionou o botão para perda de altitude. "Nenhuma mensagem de socorro ou urgência foi recebida por controladores de tráfego aéreo e nenhuma resposta foi dada a todas as chamadas dos vários controladores de tráfego aéreo", disse o promotor Brice Robin na terça.
Investigações
A polícia alemã realizou buscas na casa do copiloto Andreas Lubitz, que, segundo as autoridades francesas, "parece ter derrubado deliberadamente" o avião da Germanwings na última terça-feira (24).
A polícia saiu da casa dos pais de Andreas, na cidade de Montabaur, com caixas e sacolas com pertences da família, além de um computador. Também foram feitas buscas por quatro horas em um apartamento em Düsseldorf, onde o copiloto morava, de acordo com a imprensa alemã.
Os detetives da polícia procuraram pistas sobre a motivação do copiloto em derrubar o avião de maneira deliberada. As buscas tiveram como foco documentos pessoais, disse o gabinete do procurador em Düsseldorf, de acordo com o "Die Welt".
  •  
O copiloto Andreas Lubitz é visto em foto reproduzida de seu perfil no Facebook (Foto: Reuters)O copiloto Andreas Lubitz é visto em foto reproduzida de seu perfil no Facebook. (Foto: Reuters)
Segundo a Promotoria francesa, Andreas Lubitz estava respirando normalmente até o momento em que a aeronave bateu nas montanhas. Os sons da caixa-preta dão a entender que ele não sofreu nenhum problema de saúde, como um AVC.
Com os dados que a investigação tem até agora, não se pode falar de suicídio, segundo o promotor, que reforçou que todas as informações são preliminares e que as investigações continuam.
De acordo com Robin, a análise da segunda caixa-preta, de dados, irá ajudar os investigadores a entender melhor o que aconteceu. Por enquanto, não há indícios de envolvimento de outras pessoas.
Lufthansa chocada
Carsten Spohr, CEO da Lufthansa, disse em entrevista coletiva nesta quinta que está sem palavras com a revelação de que o copiloto teria deliberadamente derrubado o avião da Germanwings.
Segundo o CEO da Lufthansa, o copiloto Andreas Lubitz começou seu treinamento em 2008, mas o interrompeu brevemente. Ele foi comissário de bordo enquanto não podia pilotar. Ele começou a atuar como copiloto da companhia em 2013. Ele estava "100% apto para voar, sem restrições", e passou em todos os exames de pilotagem e médicos.
Spohr também disse que não tem nenhuma informação sobre o motivo que levou o copiloto Andreas Lubitz a fazer o que fez. "O que aconteceu foi um incidente trágico individual, eu gostaria de enfatizar isso", disse. "Temos altos padrões, mas um caso único como este não pode ser previsto."
O que se sabe sobre a tripulação
Andreas Lubitz, de 28 anos, era alemão, natural de Montabaur, em Rhineland-Palatinate, na Alemanha. Ele não estava em lista de suspeitos de terrorismo, e por enquanto não há base para afirmar que tenha sido um incidente terrorista.
Lubitz havia sido contratado em setembro de 2013 e tinha 630 horas de voo de experiência, informou a Lufthansa à AFP. Jornais internacionais disseram que Andreas se formou na escola de voo da Lufthansa em Bremen e obteve sua licença de voo em junho de 2010.
Já o piloto do Airbus A320 tinha 10 anos de experiência e mais de 6.000 horas de voo, segundo a Germanwings. Identificado pelo jornal "Bild" como Patrick S., o piloto também era alemão.
Vítimas
As autoridades ainda não divulgaram a lista de passageiros e tripulantes embarcados no avião da Germanwings que caiu nos Alpes franceses. Porém, diante da notícia da tragédia, alguns familiares, empresas e órgãos oficiais dos países divulgaram nomes de pessoas que estavam no voo.
O Airbus A320 partiu de Barcelona, na Espanha, com destino a Düsseldorf, na Alemanha, e levava 150 pessoas – 144 passageiros e seis tripulantes.
Segundo informações da Germanwings, entre as vítimas do acidente havia 72 alemães, 35 espanhóis, 2 australianos, 2 argentinos, 2 iranianos, 2 venezuelanos, 3 americanos, 1 marroquino, 1 britânico, 1 holandês, 1 colombiano, 1 mexicano, 1 dinamarquês, 1 belga e 1 israelense.
A origem de algumas vítimas ainda é incerta, especialmente devido a casos de dupla nacionalidade. Devido à violência do acidente, as autoridades acham pouco provável encontrar sobreviventes. Conheça as histórias de algumas das vítimas.
Mapa queda de avião França V3 (Foto: G1)