segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
domingo, 25 de janeiro de 2015
No aniversário de 4 anos da revolta, 17 manifestantes são mortos no Egito
Revolta derrubou ditador Hosni Mubarak em 2011.
Descontentes acusam atual presidente eleito de autoritarismo.
25/01/2015 13h32 - Atualizado em 25/01/2015 21h28
No aniversário de 4 anos da revolta, 17 manifestantes são mortos no Egito
Revolta derrubou ditador Hosni Mubarak em 2011.
Descontentes acusam atual presidente eleito de autoritarismo.
FACEBOO
O número de mortos em protestos pró-democracia no Egito subiu para 17, no dia em que se relembra a revolta de 2011 que tirou o ditador Hosni Mubarak do poder. O número foi informado por fontes da área da segurança para a agência Reuters.
Segundo a France Presse, autoridades disseram que um dos manifestantes mortos estava armado e abriu fogo contra a polícia durante uma manifestação na cidade de Alexandria (norte). As forças de segurança, em seguida, responderam, ainda de acordo com as autoridades.
Manifestantes protestam contra governo no Egito (Foto: Asmaa Waguih/Reuters)Os protestos foram convocados por partidários do ex-presidente islamita Mohamed Morsi, derrubado em um golpe militar em 2013. Eles se opõem ao regime do atual presidente do país, Abdel Fattah al-Sissi, o ex-chefe do Exército e arquiteto da destituição de Morsi.
Eleito em maio com mais de 90% dos votos e o apoio de uma grande parte da opinião pública, o presidente é acusado pelos descontentes de ter introduzido um regime mais autoritário do que Mubarak, suprimindo toda a posição islamita mas também secular.
De Mubarak até hoje
Membro das forças de segurança do governo egípcio patrulha subúrbio do Cairo durante protesto (Foto: Ahmed Abdel Fattah/AP)Uma revolta popular resultou na renúncia, em 2011, do então presidente Hosni Mubarak, na época havia 30 anos no poder.
Em 2012, Mohamed Morsi, membro da Irmandade Muçulmana, foi eleito democraticamente, mas se tornou impopular após suas ações contra o Exército, seu acúmulo de poderes, seu autoritarismo e pela influência política de grupos religiosos no país. Em julho de 2013, novas manifestações populares terminaram com a derrubada de Morsi, em um golpe militar.
O governo interino que assumiu o país depois também não durou muito - em 24 de fevereiro de 2014, o gabinete renunciou.
O marechal Abdel Fattah al-Sisi, homem forte do Exército, foi eleito em maio com mais de 90% dos votos e o apoio de uma grande parte da opinião pública.
Johnson cala estádio sueco com nocaute no 1º round contra Gustafsson
Americano não se intimida com gritos de cerca de 30 mil pessoas, derruba favorito e rouba disputa de cinturão dos meio-pesados contra Jon Jones
A festa estava preparada para Alexander Gustafsson, mas é Anthony Johnson quem vai deixar Estocolmo com uma passagem para desafiar Jon Jones pelo cinturão dos pesos-meio-pesados. Frente a 30 mil pessoas que lotaram a Tele2 Arena para apoiar seu compatriota sueco, o homem chamado "Rumble" impôs sua força e capacidade atlética e nocauteou "Mauler" em apenas 2m15s no primeiro round da luta principal do "UFC: Gustafsson x Johnson", na madrugada deste domingo.Quando Johnson entrou na arena, foi amplamente vaiado pelo público presente ao primeiro estádio de futebol a sediar um evento do UFC. Para a entrada do "Mauler", a torcida ergueu cartazes com os dizeres "Go Alex" ("Vai Alex" em inglês) e foi aumentando o volume de seus gritos conforme ele se aproximava do octógono. Sua música era uma versão do hino nacional que incluía outro ídolo esportivo local, o craque do futebol Zlatan Ibrahimovic, cantando parte do refrão que diz "Eu quero viver, eu quero morrer na Suécia".
Infelizmente para Gustafsson, foi seu sonho de uma revanche contra Jon Jones que morreu em seu país natal. Ele começou a luta com chutes baixos para manter Johnson à distância e girando pelo octógono. A plateia cantava para empurrá-lo, mas "Rumble" não se intimidou: tomou o centro do cage, avançou sobre o sueco e jogou socos perigosos e um chute alto. Quando a torcida começava a fazer o estádio tremer ao pisotear com força o chão, a luta foi interrompida por conta de um cutucão inadvertido de Gustafsson no olho do americano.
Johnson voltou, figurativamente, com "sangue nos olhos". O sueco jogou um chute frontal, mas o americano marcou o tempo e conseguiu um knockdown com um contragolpe de direita. Gustafsson se levantou, trocou, tentou girar e escapar, mas Johnson o perseguiu. Ele derrubou o sueco novamente com um upper. O árbitro Marc Godard deu a Gustafsson todas as chances de se recuperar, mas "Rumble" não parou de golpear seu queixo até o juiz não ter escolha senão encerrar o combate.

O estádio ficou em silêncio. Gustafsson ficou alguns segundos caído, mas, quando se levantou, esbanjou classe ao caminhar até Johnson e erguer sua mão, pedindo aplausos ao vencedor. Após ver imagens de seus torcedores às lágrimas no telão, porém, não se conteve e chorou no ombro de um de seus treinadores. Seu choro também emocionou Anthony Johnson.
- Ele é um incrível atleta, me sinto mal por ele estar chorando, sou um cara emotivo e sinto sua dor. Mas quero agradecer ao público sueco, me diverti muito aqui - disse "Rumble", que logo virou os olhos para sua provável próxima luta, a disputa de cinturão contra Jon Jones:
Jon Jones, espero que você se recupere logo, vamos fazer uma luta pelo título que vai empolgar os fãs!Gustafsson pediu desculpas aos fãs pela derrota e foi aplaudido de pé por seus compatriotas.
- Eu me senti ótimo nos poucos minutos que estivemos lá, mas ele me pegou, foi isso que aconteceu. Muito obrigado a todos por terem vindo e nos mostrado muito apoio. Nós os amamos também - declarou.
sábado, 24 de janeiro de 2015
Dupla "Neymessi" dá show, e Barça massacra Elche pela quarta vez: 6 a 0
Brasileiro faz dois gols, dá passe para Pedro e sofre pênalti cobrado pelo argentino, que retribui com duas belas assistências. Barça encerra confronto com 18 gols a favor
Se algum dia já se ouviu que não havia espaço para Lionel Messi e Neymar no mesmo time, é tempo de repensar os conceitos. Não exatamente pela goleada sobre o Elche, um time frágil, de ínfimo investimento e destinado a apanhar do Barcelona na temporada. A certeza de que os dois funcionam juntos vem do entrosamento, da plasticidade, vem do fato de serem dois craques com a mesma camisa. Na ausência de Luis Suárez, poupado em seu aniversário, coube aos dois orquestrarem a goleada por 6 a 0, fora de casa, neste sábado, pela 20ª rodada do Campeonato Espanhol.
Pode-se dizer que Neymar foi o melhor em campo. Depois de um primeiro tempo complicado, com vitória apenas por 1 a 0 (gol de Piqué em lance de malandragem de Xavi, que o lançou sem a autorização do árbitro), o Barça desabrochou. O brasileiro sofreu o pênalti do segundo tento, de Messi, e viu a tarefa ser facilitada por conta da expulsão de Fajr, aos 12 minutos

Com espaço, não houve maneira alguma de pensar em parar a dupla. Messi deu duas assistências primorosas para Neymar, que chegou aos 14 gols no Espanhol, atrás apenas do argentino (20) e do português Cristiano Ronaldo (28), do Real Madrid, na tabela de artilharia. Já no fim, o camisa 10 anotou o seu segundo na partida após passe de Bartra, enquanto o camisa 11 serviu Pedro no sexto e derradeiro gol, em contra-ataque veloz, sem tomar conhecimento dos marcadores.
O time de Luis Enrique não apenas goleou, como se transformou num dos maiores carrascos da história do Elche. O confronto direto entre ambos em 2014/2015 terminou com quatro vitórias do Barça, 18 gols a favor e nenhum contra - além do Espanhol, os dois se enfrentaram nas oitavas de final da Copa do Rei.O torneio mata-mata aguarda o Barcelona para a definição de um dos finalistas. Na quarta-feira, os catalães visitam o Atlético de Madrid, no Vicente Calderón, com a vantagem de um empate, já que venceram o jogo de ida por 1 a 0, no Camp Nou, no meio da semana.
No Espanhol, Neymar e Messi colocaram a equipe na cola do Real Madrid. A diferença permanece em um ponto (48 a 47), mas o Barça sai da rodada com moral elevado depois de os merengues suarem para derrotar o Córdoba, por 2 a 1, fora de casa, em jogo marcado pela expulsão de Cristiano Ronaldo. O Elche, por sua vez, segue destinado a lutar contra o rebaixamento: é o 17º, com 17 pontos, mas pode entrar na zona da degola ao fim da rodada.
Acidente entre carro e caminhão mata motorista e 4 crianças, diz PRF
Segundo PRF, pai e filhos morreram na hora; colisão ocorreu em Goiás.
Pista está interditada nos 2 sentidos da BR-070; caminhoneiro não se feriu.
Um motorista e quatro crianças morreram em um acidente neste sábado (24) na BR-070, em Cocalzinho de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), todas as vítimas estavam em um Renault Clio que colidiu frontalmente contra um caminhão. O caminhoneiro não teve ferimentos.
Ainda de acordo com a PRF, as crianças têm idades entre 3 e 10 anos. Eles são irmãos e filhos do homem que também morreu. As idades dos motoristas não foram informadas.
Os policiais disseram ao G1 que o acidente ocorreu no km 21 da rodovia. Segundo a PRF, o condutor do carro tentou fazer uma ultrapassagem em local permitido, mas acabou batendo no caminhão.
A PRF revelou que, aparentemente, não havia nenhuma cadeirinha no veículo. A pista está interditada nos dois sentidos e será liberada após perícia do Instituto Médico Legal (IML).

Após quase seis meses, tripulantes são resgatados de navio no RS
Operação retirou 11 pessoas de navio em alto-mar, em Rio Grande.
Embarcação está retida desde agosto de 2014 por causa de dívidas.

Após 177 dias confinados em alto-mar, 11 tripulantes do navio Adamastos foram resgatados neste sábado (24) em Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Eles estavam retidos, em péssimas condições de sanitárias e de alimentação, desde que a embarcação de bandeira liberiana foi impedida de deixar o porto até o pagamento de dívidas. Fiscais do Ministério do Trabalho acompanharam a operação.
Pela manhã, uma lancha foi até a embarcação e retirou cinco tripulantes, que foram levados para um hotel e depois para o almoço em uma churrascaria. À tarde, a operação foi concluída com a retirada de outras seis pessoas, incluindo o capitão da embarcação.
O grupo é composto por oito egípcios, dois romenos e um georgiano, que devem ser repatriados para seus países de origem nos próximos dias. Originalmente, o navio cargueiro tinha 23 tripulantes. No fim de dezembro, oito deixaram a embarcação mesmo sem o pagamento dos salários atrasados, que ultrapassam a marca de US$ 300 mil. Outros quatro homens haviam saído anteriormente no mesmo mês.O navio está retido desde o dia 9 de agosto de 2014, a cerca de 12 quilômetros da entrada do porto da cidade. A embarcação chegou ao porto no dia 30 de julho para ser carregada com soja. Na saída, apresentou problemas mecânicos e encalhou. Desde então, a saída do navio foi impedida até o pagamento de uma dívida milionária.
A Marinha assumiu o controle do navio até que a Justiça determine uma solução para o impasse. A Advocacia-Geral da União (AGU) ingressou com uma ação contra nove empresas responsáveis pela embarcação, sendo cinco nacionais e quatro estrangeiras. Até segunda-feira (26), elas devem providenciar o conserto do navio, novos tripulantes e a destinação para a carga de 54 mil toneladas de soja, avaliada em R$ 32 milhões. A multa em caso de descumprimento é de R$ 500 mil.
Refém japonês do EI confirma morte de colega em vídeo, diz organização

Os terroristas do Estado Islâmico que fizeram dois japoneses reféns, exigindo US$ 200 milhões do governo japonês para libertá-los, divulgaram um novo vídeo neste sábado (24), afirma a organização SITE Intelligence Group, grupo de monitoramento do terrorismo que funciona nos EUA.
Segundo o grupo, o vídeo mostra um dos reféns, Kenji Goto, afirmando que seu companheiro de cativeiro, Haruna Yukawa, foi executado e estipulando uma nova condição para libertar o segundo refém com vida.
Embora a execução não tenha sido confirmada de forma independente, o presidente americano, Barack Obama, condenou neste sábado o suposto assassinato do refém japonês.
"Os Estados Unidos condenam firmemente o assassinato brutal do cidadão japonês Haruna Yukawa por esse grupo terrorista", assinalou Obama em um comunicado, referindo-se à organização jihadista.
"Renovamos nosso chamado para que seja libertado imediatamente Kenji Goto e todos os outros reféns", diz o comunicado da Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos continuarão trabalhando com o aliado Japão, e elogiando o esforço daquele país para a pacificação e o desenvolvimento do Oriente Médio.
Segundo o SITE, o vídeo foi divulgado por contas no Twitter pertencentes ao Estado Islâmico e tem 2 minutos e 52 segundos. Nele, Goto segura uma foto do colega decapitado e afirma que a organização terrorista agora pede a libertação de Sajida al-Rishawi, uma mulher-bomba enviada pela al-Qaeda no Iraque para atacar um hotel na Jordânia em 2005.
Falando em inglês, Goto também culpa o governo japonês pela morte de Yukawa e diz à mulher e à família para não desistirem dele. Ele afirma, segundo o SITE: “É simples. Vocês dão Sajida a eles e eu serei libertado.”
Governo japonês tenta confirmar
O governo japonês tenta confirmar a veracidade do vídeo. O porta-voz do governo, segundo a agência Reuters, disse que a suposta execução é "ultrajante" e "inaceitável". Ele exigiu a imediata liberação de Kenji Goto, de 47 anos.
O governo japonês tenta confirmar a veracidade do vídeo. O porta-voz do governo, segundo a agência Reuters, disse que a suposta execução é "ultrajante" e "inaceitável". Ele exigiu a imediata liberação de Kenji Goto, de 47 anos.
O secretário-chefe de gabinete Yoshihide Suga afirmou, em um breve comunicado televisionado, que o vídeo aparentemente mostra Haruna Yukawa sendo morto. Ainda segundo a Reuters, o governo japonês afirmou que não poupará esforços para assegurar a soltura do outro refém e que não vai se render ao terrorismo.
Primeiro-ministro fala à imprensa
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, fala com jornalistas em sua residência oficial depois de uma nova mensagem divulgada por membros do Estado Islâmico; o governo está trabalhando para verificar a veracidade das imagens (Foto: AP Photo/Kyodo News )O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, falou a jornalistas neste sábado (primeiras horas do domingo, no horário local), após a divulgação da imagem. Ele afirmou que o "Japão nunca se vai se dobrar perante os terroristas".
"O Japão vai continuar contribuindo com a luta da comunidade internacional a favor da paz e contra do terrorismo", acrescentou Abe após a realização de uma reunião de emergência de membros do governo japonês convocada por conta da divulgação da gravação.
"Não tenho palavras para descrever a dor de sua família. Esse é um ato de terrorismo imperdoável e uma barbaridade. Estou indignado e o condeno energicamente", disse o primeiro-ministro sobre a execução de Yukawa.
Entenda o caso
Em um vídeo publicado na internet na última terça-feira, um suposto membro do grupo jihadista deu um prazo de 72 horas ao governo do Japão para pagar US$ 200 milhões e evitar a execução de dois reféns de nacionalidade japonesa.
Em um vídeo publicado na internet na última terça-feira, um suposto membro do grupo jihadista deu um prazo de 72 horas ao governo do Japão para pagar US$ 200 milhões e evitar a execução de dois reféns de nacionalidade japonesa.
Vídeo divulgado pelo Estado Islâmico testa terçamostrava os dois (Foto: AP)
Uma vez cumprido o prazo nesta sexta-feira, as autoridades de Tóquio garantiram que continuarão fazendo o possível para libertar os reféns.
O governo revelou que mantém contato com países como Jordânia e Turquia para, através deles, conseguir chegar a autoridades religiosas e líderes locais que ajudem o Japãoa conseguir a libertação dos dois reféns.
Muhammed Ibrahim, um membro do grupo opositor sírio Coalizão Nacional Síria (CNFROS), revelou, por sua vez, à emissora pública japonesa 'NHK' que seu grupo está ajudando o Japão a negociar a libertação dos reféns.
Ibrahim explicou que alguns membros da coalizão estão recolhendo informações sobre os reféns a pedido do governo japonês.
Os dois japoneses sequestrados pelo Estado Islâmico são Kenji Goto, um conhecido jornalista freelancer de 47 anos, e Haruna Yukawa, um homem de 42 anos que aparentemente viajou à Síria para montar uma empresa de segurança e que acabou se unindo a um grupo rebelde, rival do EI.
PM apreende armas ostentadas por loira em fotos nas redes sociais
Armas estavam em residência em São José de Mipibu, na Grande Natal.

Dono da casa foi preso e adolescente de 16 anos apreendida.
Um homem de 53 anos foi preso e uma adolescente de 16 anos apreendida na noite desta sexta-feira (23) suspeitos de posse ilegal de arma de fogo. Na residência em que moram, em São José de Mipibu, na Grande Natal, policiais militares encontraram três escopetas e um revólver.
As armas longas, de acordo com o tenente Isaac Leão, são as mesmas que aparecem em fotografias que vêm circulando nas redes sociais. Nas imagens, repassadas ao G1 pelo oficial, é possível ver uma jovem ostentando duas escopetas semelhantes às que foram encontradas. Em outra fotografia, a moça ainda empunha um revólver.
"As escopetas são as mesmas. Uma delas, dá pra ver bem, é de fabricação caseira e tem cano duplo", observou o tenente. "Encontramos as armas dentro de uma residência na comunidade de Bairro Novo. Chegamos até elas depois de uma denúncia anônima enviada para o número (84) 9468-6860, que é da Polícia Militar em São José de Mipibu", acrescentou.
"O dono da casa disse que tinha conhecimento das armas escondidas na casa dele, mas negou saber de quem são. Insistimos, mas ele limitou-se a dizer que somente guardou as armas, mas que não sabe a quem pertencem", afirmou o oficial.
oira é procurada
Quanto à jovem que aparece nas fotos, o tenente Isaac informou que ela não estava na casa, mas é procurada pela polícia. “Ao aparecer com as armas em punho, ela cometeu os crimes de porte ilegal de arma de fogo e apologia ao crime”, ressaltou.
Quanto à jovem que aparece nas fotos, o tenente Isaac informou que ela não estava na casa, mas é procurada pela polícia. “Ao aparecer com as armas em punho, ela cometeu os crimes de porte ilegal de arma de fogo e apologia ao crime”, ressaltou.
Ainda de acordo com Isaac, as armas encontradas são três escopetas calibre 12 e um revólver calibre 38, todas com numeração raspada. Também foram apreendidas várias munições de ambos os calibres e uma quantia de aproximadamente 1.500 reais em dinheiro.
“Com a apreensão desse arsenal, acreditamos que haverá uma diminuição nos índices de roubos e homicídios no município”, afirmou o tenente. Participaram da ação policiais militares da Força Tática e da companhia da PM em São José de Mipibu.

Andressa Urach desabafa: "Tomo calmantes para segurar meu impulso pela fama"
Após ficar entre a vida e a morte, apresentadora fala sobre a sua obsessão pelo sucesso
Andressa foi internada em um hospital em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, depois que teve problemas com a aplicação de hidrogel nas coxas. Fotos de sua perna necrosada vazaram na internet. Tudo isso por causa da fama
Andressa foi internada em um hospital em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, depois que teve problemas com a aplicação de hidrogel nas coxas. Fotos de sua perna necrosada vazaram na internet. Tudo isso por causa da fama
Policial militar usa skate para agredir manifestante em SP; assista
Flagrante foi feito durante protesto do Movimento Passe Livre, na noite de sexta-feira
Durante o protesto contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, na noite de sexta-feira (23), a TV Record registrou um flagrante de violência policial. No vídeo, um rapaz já rendido aparece apanhando com golpes de cassetete. Mas isso não foi o pior. Um dos PMs pega um skate e bate no rosto do manifestante, que até agora não foi identificado.
Durante o protesto contra o aumento das tarifas do transporte público em São Paulo, na noite de sexta-feira (23), a TV Record registrou um flagrante de violência policial. No vídeo, um rapaz já rendido aparece apanhando com golpes de cassetete. Mas isso não foi o pior. Um dos PMs pega um skate e bate no rosto do manifestante, que até agora não foi identificado.Três mil pessoas participaram do ato, que foi o quarto organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre) após o aumento das tarifas, no começo do mês. A manifestação começou no Teatro Municipal e percorreu diversas ruas do centro. Cerca de três horas após o início do protesto, houve confusão e os policiais usaram bombas de gás e de efeito moral. Um repórter do jornal O Estado de S. Paulo foi atingido na perna por uma bala de borracha.
Ao menos seis pessoas foram levadas a delegacias da região central e liberadas. Os policiais alegam que os detidos jogaram objetos e artefatos na direção deles. Quatro agências bancárias foram depredadas.
O R7 cobrou um posicionamento da Polícia Militar sobre o flagrante registrado pelo produtor da TV Record. A corporação informou que tomou conhecimento do caso por meio da reportagem e que vai apurar o ocorrido.
sexta-feira, 23 de janeiro de 2015
Um dia após queda de energia afetar estações, bairros seguem sem água
Conserto foi concluído quase 22 horas após árvore afetar cabeamento.
Segundo a Sabesp, 340 mil não tinham água na manhã desta sexta.

Moradores da região metropolitana de São Paulo ainda sofrem com a falta de água na manhã desta sexta-feira (23), mais de um dia depois de o fornecimento ser interrompido em duas estações elevatórias.
A interrupção começou às 4h da quinta-feira, quando a Estação Elevatória João XXIII parou de funcionar após uma árvore atingir a fiação e obstruir o fornecimento de energia. A árvore só foi totalmente retirada às 23h, e a AES Eletropaulo concluiu o conserto às 1h40, informou o SPTV.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), a energia ainda apresentava oscilações nesta manhã. Por isso, dos 640 mil consumidores que ficaram sem água na quinta-feira, 340 mil ainda estavam na mesma situação. A normalização só deverá ocorrer na madrugada de sábado (24), segundo o órgão.

FALTA D'ÁGUA EM SP
Seca afeta abastecimento
- constatado que o equipamento disponível não era suficiente para remover a árvore caída sobre a fiação, que tinha entre 20 e 25 metros de altura.
Por volta das 17h30, outra equipe dos bombeiros foi à estação e o trabalho de remoção começou. Procurado, o corpo de bombeiros não comentou a demora para realizar a retirada da árvore.
Na Estação Jardim São Luiz, o fornecimento elétrico tinha sido interrompido por volta das 4h por galhos na rede e foi restabelecido às 9h12, afirmou a Eletropaulo. A previsão era que o fornecimento de água nesses bairros fosse normalizado de forma gradual até a madrugada desta sexta, segundo a Sabesp. A companhia pede que os moradores evitem o desperdício e usem de forma consciente o volume de suas caixas-d’água.
Embu-Guaçu
A Sabesp informou, por volta das 20h50, que o município de Embu-Guaçu também ficou sem água por causa da falta de energia na estação de tratamento da cidade, entre 12h30 e 18h. Cerca de 39 mil pessoas foram afetadas. No início da noite, o abastecimento começou a ser retomado e seria normalizado durante a madrugada desta sexta.
A Sabesp informou, por volta das 20h50, que o município de Embu-Guaçu também ficou sem água por causa da falta de energia na estação de tratamento da cidade, entre 12h30 e 18h. Cerca de 39 mil pessoas foram afetadas. No início da noite, o abastecimento começou a ser retomado e seria normalizado durante a madrugada desta sexta.
Polo Industrial de Cubatão é evacuado após vazamento de gás tóxico
Centenas de trabalhadores foram removidos do local pelas empresas.
Pelo menos 82 trabalhadores acabaram intoxicados e foram para o hospital.

Parte do Polo Industrial de Cubatão precisou ser evacuado, por volta das 9h30 desta sexta-feira (23), após um vazamento de gás ocorrido em uma das empresas instaladas no local. Centenas de funcionários foram removidos da área. De acordo com a Prefeitura de Cubatão, pelo menos 70 pessoas que inalaram a substância deram entrada no Pronto Socorro Central da cidade com sintomas de intoxicação. Outras 12 pessoas foram encaminhadas ao Hospital Ana Costa, também em Cubatão.Ainda segundo a Prefeitura, nenhuma das vítimas corre risco de morte. As principais queixas dos trabalhadores e moradores que deram entradas nos hospitais são dificuldade para respirar, vômito, dor de cabeça e ardência nos olhos.
Vazamento de gás aconteceu na área industrialde Cubatão (Foto: G1)
De acordo com trabalhadores ouvidos pelo G1, funcionários de algumas empresas foram retirados rapidamente após o vazamento. Segundo o presidente do Sindicato dos Químicos da Baixada Santista, Herbet Passos Filho, a situação foi causada por um vazamento de dióxido de enxofre. O cheiro acabou se espalhando rapidamente por vários bairros da cidade.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), vários moradores acionaram o órgão reclamando de um cheiro forte proveniente do Polo Industrial de Cubatão. Por volta das 11h05, técnicos da Agência Ambiental de Cubatão, estavam no polo industrial realizando uma vistoria, com a finalidade de identificar a possível fonte poluidora.
Em nota, a Prefeitura de Cubatão afirma que ainda não foi identificada a origem do problema. Até às 13h30, três empresas localizadas no Polo foram visitadas por técnicos da Cetesb e nada foi encontrado. A Prefeitura diz ainda que as emanações de gás chegaram à Avenida Nove de Abril, a principal da cidade, e que alguns comerciantes acabaram passando mal.
Com belo gol de artilheiro, Brasil bate Colômbia e termina 1ª fase com vitória
Marcos Guilherme marca dois minutos depois de entrar em campo e garante triunfo por 2 a 1. Primeiro adversário do hexagonal final será o anfitrião Uruguai
Marcos Guilherme precisou de dois minutos para mostrar por que é o artilheiro da Seleção no Sul-Americano sub-20. Depois de ser poupado pelo técnico Alexandre Gallo e começar o jogo no banco, o atacante do Atlético-PR entrou em campo aos 28 do segundo tempo e, aos 30, acertou um belo chute para garantir a vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, na última rodada da primeira fase do torneio. Thalles abriu o placar para o Brasil, e Manotas fez o gol colombiano.

Com o resultado, o Brasil sobe para a segunda colocação do Grupo B com nove pontos, e encara o Uruguai na próxima segunda-feira, às 20h (de Brasília), na primeira rodada do hexagonal final.O SporTV transmite o duelo e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real. A Colômbia ficou na terceira posição do grupo, com seis pontos, e também está classificada para a próxima fase.
Já classificados, Brasil e Colômbia pouparam muitos titulares e tiveram dificuldades para criar chances no primeiro tempo. Eduardo Henrique teve grande chance, mas bateu fraco após receber passe de Yuri Mamute em ataque rápido aos 18 minutos. Dez minutos depois, a Colômbia também ameaçou no contra-ataque, mas a arbitragem marcou impedimento duvidoso de Manotas, que entrava cara a cara com o goleiro Marcos.Buscando mais o ataque, mesmo que sem muito perigo, o Brasil conseguiu abrir o placar aos 42. Malcolm cobrou escanteio, a bola desviou em jogadores dos dois times e sobrou para Thalles, que cortou de perna esquerda e soltou a bomba de direita para fazer 1 a 0.
Thalles teve a chance de ampliar logo no início do segundo tempo, mas chutou por cima. A Colômbia não desperdiçou sua chance. Aos 5 minutos, Zapata tocou para Manotas, em posição duvidosa nas costas da defesa, e o atacante tocou na saída de Marcos para empatar.
A partida ficou aberta, com o Brasil buscando o ataque, e os colombianos levando muito perigo no contra-ataque, como na chance de Joao Rodríguez aos 14 que Marcos salvou com o pé. Alexandre Gallo então fez suas substituições, e a terceira delas foi a que mais deu certo. Dois minutos depois de entrar em campo, Marcos Guilherme recebeu de Walace e chutou colocado para marcar um belo gol aos 30. Em vantagem, a Seleção gastou o tempo e não correu riscos para assegurar o triunfo.
Assinar:
Comentários (Atom)



